domingo, 19 de setembro de 2010

História de Gavião


Pouco se sabe sobre a origem de Gavião. Não existe dados probatórios ou algum tipo de registro dos fatos contados, até porque, não se sabe onde ficava a fazenda Gavião.
         Conta-se que em 1812 passava por aqui um rico viajante com destino a Feira de Santana. Diz-se que este, parou para descansar, pois sua filha ficara doente durante a viagem.
           Acamparam então próximo a rio de águas claras e límpidas notadamente, com uma grande variedade de peixes. A caatinga era rica e exuberante pela diversidade de animais silvestres.
          Como sua filha recuperava-se lentamente, começou a construir uma casa perto de uma grande quixabeira e logo começou a observar que uma grande quantidade de gaviões ali se aninhavam para dormir. Por este motivo, denominou aquele local de Fazenda Gavião.
       Então, a moça não sarava da enfermidade, seu pai, que era muito católico, orou a deus e prometeu que sua filha se recuperasse, ele ali construiria uma capela em louvor a Nossa Senhora da conceição.       
Assim sendo, seu pedido foi atendido e ele fielmente construiu uma capela e porque havia gostado da região, comprou uma posse de terra e construiu nela uma casa.
       Este homem se chamava José Inácio, era viúvo e sua filha era Sinhazinha. Com a construção da capela, outras casas começaram a ser construídas e assim, formou-se gavião.

Informações geográficas:
·         Área k 335 km
·         Distância de Salvador 242 km
·         População 4.444 censo 2007
·         Eleitores 3.575
·         Pertencente ao território da  Bacia do Jacuipe.

Fonte: MOURA, Clovis Nunes. Nossa terra nossa gente. Produção independente, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário