segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Manifestações populares e tradicionais da cidade


19 de março
Data que Gavião comemora o seu aniversário de emancipação política. A data geralmente é comemorada com eventos esportivos como maratona, gincana e etc. Encerrando a noite à noite com atrações  na praça principal.
São Pedro
 Na verdade o calendário junino começa antes do São João com os pequenos arraiais  que são realizados nas escolas municipais  no último dia no último dia de aula para dar entrada ao recesso. Na seqüência acontecem festinhas com trio de sanfoneiros e quadrilhas nos povoados.  O São Pedro é o fechamento dos festejos juninos acontece geralmente na primeira semana do mês de  julho e é a data comemorativa  mais “badalada” da cidade, pois  Gavião recebe um grande número de visitantes de cidades circunvizinhas e também de outros estados que é o caso dos filhos da terra que aproveitam a data para ver os familiares e curtir as festas. São três dias de festas com atrações consideravelmente boas para o porte da cidade.
Festa de Vaqueiros
Essa geralmente é realizada em Setembro atrai vaqueiros e grupos de montarias de diversas localidades com uma vasta premiação para rainhas, princesas, vaqueiros bem trajados e etc. Termina também à noite com banda no palco do parque de vaquejadas.
Alvorada
Acontece no dia 8 de dezembro, Inicia-se as 4:30 da manhã por uma fanfarra percorrendo todas as ruas com o objetivo de abrir os festejos da festa maior à Nossa Senhora da Conceição, mas na verdade com o passar do tempo a alvorada foi perdendo o sentido religioso e se enveredou  para o lado profano.
Festa da Padroeira
A festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição Padroeira da cidade, tem início no dia 29 de novembro com missas durante nove noites, o chamado novenário, e encerra no dia 8 de Dezembro com a participação de um número maior de fiéis com procissões percorrendo as principais ruas da cidade. Veja algumas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário